segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017

Acidente com carro da Paraíso do Tuiuti deixa feridos na Sapucaí

Imagem G1

Do UOL, em São Paulo*

Uma das três vítimas do acidente ocorrido durante o desfile da Paraíso do Tuiuti na Marquês de Sapucaí, na noite de domingo (26), está em estado grave e respira com a ajuda de aparelhos. Segundo informa&ccedi

Uma das três vítimas do acidente ocorrido durante o desfile da Paraíso do Tuiuti na Marquês de Sapucaí, na noite de domingo (26), está em estado grave e respira com a ajuda de aparelhos.

Segundo informações da Secretaria de Saúde do Rio de Janeiro, no total, três pacientes passaram por cirurgias durante a madrugada e seguem internadas.

Além da paciente mulher, em estado mais delicado, outra vítima está em recuperação pós-cirúrgica no Hospital Souza Aguiar, no centro do Rio, seu quadro, no entanto, é estável.

Outra paciente, internada no Hospital Miguel Couto, está consciente e também tem quadro estável. Os nomes das vítimas ainda não foram divulgados.

Pelo menos 20 pessoas, entre eles quatro jornalistas, saíram feriadas após serem atropeladas e prensadas contra uma grade da Marquês de Sapucaí por um carro alegórico logo no início do desfile. Os feridos estavam na lateral da pista do sambódromo e foram atendidos pelo Corpo de Bombeiros. Dezessete pessoas já receberam alta.

A alegoria, que pesa três toneladas e já havia apresentado problemas por causa da pista molhada pela chuva, perdeu o controle no início do desfile ao realizar uma manobra e acelerar subitamente em seguida, batendo em quem estava no chão. Chovia no momento do acidente.

 

?Após cruzar a passarela do samba, o carro alegórico da agremiação, o último a desfilar pela escola, estreante no Grupo Especial, foi posicionado em um dos cantos da dispersão, na praça da Apoteose. Policiais da 6ª DP da Polícia Civil, que investiga o acidente, realizaram a perícia, concluída apenas na manhã desta segunda-feira. Os condutores do veículo também serão interrogados.

Procurada pelo UOL, a Polícia Civil não se manifestou sobre a investigação.

O acidente

"Eu tenho que agradecer a Deus. Teve casos piores. Uma amiga teve fratura exposta na perna, a outra teve as duas pernas prensadas contra a grade. Eu fui derrubada e fui parar quase debaixo do carro alegórico", contou a jornalista Bárbara Campello em entrevista à rádio CBN. Ela sofreu escoriações no braço.

Para retirar algumas vítimas que ficaram presas na grade atingida, os bombeiros tiveram que serrar as ferragens. "Foi uma fatalidade", lamentou um porta-voz da Paraíso do Tuiuti à agência Efe.

“A parte da frente do carro, com as rodas malucas que estavam usando e com a chuva, começou a tender para o lado esquerdo. Quando foi para o outro lado, ele se desgovernou um pouquinho e começou a encostar nas pessoas”, disse Elmo José, diretor da liga das escolas de samba do Rio.

Uma das vítimas do acidente é a fotógrafa do site Tititi do Samba Lucia Regina Melo, que teve fratura exposta na perna e traumatismo craniano leve. Ela havia sido internada no hospital Souza Aguiar, mas foi transferida para o Miguel Couto.

De acordo com o marido de uma das vítimas, que aparentemente quebrou o fêmur, a impressão foi de que o carro deu ré e pegou todos de surpresa. Segundo ele, as ambulâncias também demoraram para entrar na pista e atender os feridos.

 

Ao ver o carro alegórico desgovernado em sua direção, o fotógrafo Severino Silva decidiu pular a grade da Marquês de Sapucaí. "Eu vi o carro vindo, empurrando e prensando as pessoas na grade", disse Severino ao UOL. Ele conta que para escapar do acidente se lançou por cima da grade. "Eu queria subir no carro. Estava com medo de ser atingido no quadril".

 

Decorado com uma imensa figura de Carmen Miranda, a alegoria, que transportava cerca de 40 integrantes, também se chocou com a arquibancada e cabines de rádio no setor 1 do sambódromo. Com o impacto, alguns componentes da Paraíso do Tuiuti chegaram a cair de plataformas.

 

A confusão atrasou a entrada da escola seguinte, a Grande Rio, segunda da primeira noite de desfiles.

A escola divulgou uma nota oficial na madrugada desta segunda: "A Paraíso do Tuiuti lamenta profundamente o ocorrido durante o seu desfile na noite deste domingo de carnaval. A diretoria da escola manifesta o seu pesar e prontifica-se a prestar esclarecimentos assim que todas as causas do acidente forem apuradas. Esclarecemos que ofereceremos toda a assistência necessária às vítimas deste irreparável episódio. Informamos que a alegoria envolvida no acidente será ''periciada'' pela Polícia Civil".

A  Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa) também se pronunciou, dizendo lamentar "profundamente o acidente ocorrido no início da noite deste domingo durante o desfile da Paraíso do Tuiutí". "A Liga se solidariza com as vítimas e seus familiares e informa que todas foram prontamente socorridas  pelas equipes da Secretaria Municipal de Saúde, tendo sido algumas transferidas para hospitais da região", termina a nota.

*Com informações de Luna Vale e Bernardo Gentile, em colaboração para o UOL no Rio

Nenhum comentário:

Nota de falecimento e convite sepultamento do jovem Francisco Gerliandro Antônio Martins RN Sítio Melancia

Faleceu ontem no sitio Melancias Município de Antônio Martins, o jovem Francisco Gerliandro de Queiroz Oliveira o mesmo contava com a idade ...