domingo, 27 de janeiro de 2013

O BRASIL INTEIRO ESTÁ DE LUTO Cerca de 231 pessoas morreram na ocasião de um Incêndio em uma boate e outras 117 pessoas foram hospitalizadas

Voluntários procuram o hemocentro de Santa Maria (RS) após tragédia

DA AGÊNCIA BRASIL
DE SÃO PAULO


Até o início da tarde deste domingo (27) mais de 150 voluntários procuraram o hemocentro de Santa Maria para doar sangue para os feridos no incêndio na Boate Kiss que matou, pelo menos, 231 pessoas e 177 hospitalizadas. A diretora do Hemocentro, Carla Coelho, disse que o número de doações pode dobrar até o fim dia.
Segundo o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, o hemocentro está com seu estoque completo.
"Abrimos as portas do hemocentro logo cedo e a comunidade atendeu ao nosso chamado. A situação em relação ao sangue é segura. Não vai haver falta, a população está ajudando muito", garantiu Carla Coelho.

O hemocentro atendeu às solicitações do Hospital Universitário, para onde foi a maioria dos feridos. A rede de hemocentros do Estado entrou em alerta e ofereceu ajuda ao município.

Hospitais divulgam lista de feridos em incêndio em boate no RS
Familiares aguardam reconhecimento de corpos em ginásio
Família identifica corpo de estudante de radiologia de 23 anos
Donos de boate ainda não foram localizados, diz delegada
Boate promovia festa universitária quando incêndio começou

Dois hospitais divulgaram na tarde deste domingo a lista de feridos atendidos nas unidades após o incêndio ocorrido na madrugada na boate Kiss, em Santa Maria (RS). A lista ainda é parcial uma vez que algumas pessoas foram atendidas sem identificação.

Cerca de 231 pessoas morreram na ocasião e outras 117 pessoas foram hospitalizadas, segundo balanço do Batalhão de Operações Especiais do Exército. As vítimas foram levadas para seis unidades, mas apenas duas divulgaram a lista de atendidos. O Hospital de Caridade afirmou que divulgaria apenas na frente da unidade.

O Hospital Universitário de Santa Maria não especificou quantas vítimas ainda estavam na unidade na tarde de hoje. Já entre os atendidos pronto-atendimento do Patronato, apenas quatro ainda estavam hospitalizados. Outras quatro pessoas que deram entrada na unidade foram transferidas e uma morreu.

Segundo o coordenador da Defesa Civil, Adelar Vargas, o fogo teria começado na espuma de isolamento acústico, no teto. Um dos integrantes da banda, que se apresentava no local, teria acendido um sinalizador, que atingiu o teto e o fogo se espalhou rapidamente, de acordo com Vargas.

Incêndio em casa noturna no RS

Ver em tamanho maior »
Funcionários de funerária carregam caixão com corpo de vítima; incêndio deixa ao menos 231 mortos e 117 hospitalizados na madrugada deste domingo na boate Kiss
De acordo com o tenente-coronel Moisés da Silva Fuchs, o transporte dos corpos é realizado por um caminhão da Brigada Militar, devido ao elevado número de de mortos. Eles são levados ao Centro Desportivo Municipal (Farrezão), porque o IML (Instituto Médico Legal) não tem capacidade para abrigá-los.

A auxiliar de escritório, Michele Pereira, 34, que estava em frente ao palco no momento em que começou o incêndio, confirma que um dos integrantes da banda acendeu um sinalizador no palco.

"A banda que estava no palco começou a usar sinalizadores e, de repente, pararam o show e apontaram [o sinalizador] para cima. Aí o teto começou a pegar fogo, estava bem fraquinho, mas em questão de segundos começou a se alastrar", disse Pereira.

No local, havia apenas uma saída de emergência. Os bombeiros tiveram que abrir um buraco na parede da boate para facilitar o acesso e a retirada das pessoas do local.

O assessor do Hospital Caridade, que fica na região central da cidade, Claudemir Pereira, disse que pelo menos 30 pessoas estão no hospital com ferimentos leves a graves. Os corpos foram levados para o Centro Desportivo Municipal (Farrezão), porque o IML (Instituto Médico Legal) não tem capacidade para abrigá-los.

Segundo informação preliminar da prefeitura, há registro de quatro mortes na UPA e outras quatro no Hospital da Guarnição de Santa Maria. A prefeitura está recrutando voluntários para ajudar no atendimento aos feridos, principalmente, enfermeiros e de médicos.

O fogo foi controlado por volta das 5h30, mas por volta das 7h os bombeiros ainda permaneciam no local fazendo o trabalho de rescaldo. O prédio ficou destruído e corre risco de desabamento, de acordo com os bombeiros.

Nenhum comentário:

Nota de falecimento e convite sepultamento do jovem Francisco Gerliandro Antônio Martins RN Sítio Melancia

Faleceu ontem no sitio Melancias Município de Antônio Martins, o jovem Francisco Gerliandro de Queiroz Oliveira o mesmo contava com a idade ...