quinta-feira, 8 de setembro de 2011

RIO

Exército continua de prontidão com blindados no Complexo do Alemão

Rotina dos moradores começa a voltar ao normal. Pessoas deixam suas casas para trabalhar sem transtornos

Rio - Homens do Exército continuam de prontidão com veículos blindados nos principais acessos ao Complexo do Alemão, na Zona Norte, que viveu madrugada tranquila nesta quinta-feira. Os morros da Baiana e do Adeus seguem ocupados por PMs do 22º BPM (Maré).
Na manhã desta quinta-feira a rotina dos moradores já mostrou que começa a voltar ao normal. Pessoas deixam suas casas para trabalhar sem transtornos. O comércio funciona normalmente. O transporte e os serviços públicos de limpeza também estão normalizados.

General Adriano Pereira Junior (E) e José Mariano Beltrame deram coletiva para anunciar reforço no policiamento do Complexo do Alemão | Foto: André Luiz Mello / Agência O Dia

O general Adriano Pereira Júnior informou que todos os confrontos ocorridos no Complexo do Alemão, na Zona Norte do Rio, foram orquestrados pelo tráfico. Ainda assim, o militar informou que os quatro militares envolvidos em confusão com moradores no domingo foram afastados. Um inquérito foi aberto para apurar as responsabilidades.
>>> FOTOGALERIA: Exército reage no Alemão
“Faltou a percepção de que era armadilha”, disse o general. Na ocasião, segundo o general, soldados perseguiram dois homens que estariam em atitude suspeita e que se esconderam em um bar. Moradores reagiram e houve confusão. Para dispersá-los, soldados usaram armas não letais e alguns moradores foram feridos. Segunda-feira, houve nova confusão e protesto. Cartazes foram estendidos nas ruas com críticas ao Exército. Terça-feira, o tráfico atacou com tiros e bombas.
Comunidades ocupadas
A Polícia Militar ocupou por tempo indeterminado os morros do Adeus e da Baiana, de onde bandidos podem ter atacado a Força de Pacificação no vizinho Complexo do Alemão na noite de terça-feira. Há 120 policiais do 16º BPM (Olaria) e do 22º BPM (Maré), que atuam também em 11 pontos ao redor das comunidades. O secretário de Segurança, José Mariano Beltrame, admitiu que bandidos também entraram no Alemão pela Vila Cruzeiro. Mas acredita que, com o reforço, o bando já tenha ido embora.
Foto: Paulo Araújo / Agência O Dia
Soldados do Exército retiraram barricadas feitas com tampas de bueiros e ralos em acesso à favela | Foto: Paulo Araújo / Agência O Dia
Para evitar nova invasão, o Exército reforçou a segurança no complexo com 100 fuzileiros e preparou mais 200 para entrar em ação.
Soldados do Exército retiraram, nesta segunda-feira, barricadas feitas por bandidos com tampas de bueiros e ralos na noite anterior. Houve revistas a pedestres, motoristas e motoqueiros. Acessos foram vasculhados com blindados do Exército. Foi iniciada rigorosa inspeção no teleférico, cujo serviço ficou interropido na véspera, devido às balas traçantes. Às 19h30, sons semelhantes a tiros e explosão deixaram o clima tenso, mas nada grave foi registrado.
O general do Exército Adriano Pereira Júnior, do Comando Militar do Leste, atribuiu o ataque ao anúncio da ampliação do tempo que o Exército será mantido no complexo. “Foi divulgado que o Exército vai permanecer no local até junho, e as ações são uma reação a essa notícia”, ressaltou o general.

Nenhum comentário:

Nota de falecimento e convite sepultamento do jovem Francisco Gerliandro Antônio Martins RN Sítio Melancia

Faleceu ontem no sitio Melancias Município de Antônio Martins, o jovem Francisco Gerliandro de Queiroz Oliveira o mesmo contava com a idade ...