quinta-feira, 8 de setembro de 2011

desfile na capital

Desfile de 7 de Setembro leva grande público à Praça Cívica e arredores

Entre outros destaques, mais escolas, os veteranos da FEB e a PM; depois do desfile, o destino de muitos foram as praias do Meio e do Forte.

Por Rogério Torquato
A cada ano, parece vir mais gente para a Praça Cívica e arredores - particularmente a Nilo Peçanha, a Prudente de Morais e a Rua Apodi - para mais um desfile cívico-militar de 7 de Setembro em Natal.

Após a inspeção das tropas por parte da governadora Rosalba Ciarlini - procedimento padrão deste tipo de evento - a solenidade foi aberta pouco depois das 9h.

"Este é um dia muito especial, é o dia da Pátria. É o dia de fazermos uma reflexão maior sobre o sentido de liberdade, da liberdade deste país democrático e grande, feito por cada brasileiro" - considerou Rosalba - "e devemos estar unidos para novas lutas pela liberdade, por um Brasil grande, maior e de paz"
Foto: Rogério Torquato
A governadora, na ocasião, lembrou das novas lutas por liberdade.


A primeira instituição a desfilar foi  a Escola Municipal Ferreira Itajubá, com sua banda Severino Cordeiro, iniciando a parte escolar do desfile - que contou com outras escolas e bandas, como a da E E Jean Mermoz, a C2 (que acompanhou a E E Professor Varela Barca) e o Instituto O Mestre.
Foto: Rogério Torquato
A E M Ferreira Itajubá, com sua banda Severino Cordeiro, abriu o desfile.

A seguir, a parte cívica, abrindo com a apresentação de pavilhões e bandeiras históricas do Brasil, seguindo-se com a apresentação em jipes dos potiguares veteranos da Força Expedicionária Brasileira (FEB), que atuou em combates na Itália na II Guerra Mundial - os veteranos remanescentes, como o segundo-tenente Joaquim Hipólito (hoje com 90 anos e que na II Guerra foi um entre os mais de 23 mil soldados, ou, como alguns dizem, expedicionários) vêm sendo mais e mais aplaudidos a cada desfile.

Foto: Rogério Torquato
O segundo-tenente Hipólito, da lendária FEB, de boina azul.

Também se apresentaram outros grupos, como os Escoteiros, os Desbravadores, o Proerd - que também foram bem recebidos pelo público - e a LBV.
Foto: Rogério Torquato
A apresentação do Proerd.

Na parte militar, em que pese a presença marcante da Marinha, do Exército e da Aeronáutica, o destaque foi mesmo para a Polícia Militar, que, apesar dos revezes (um carro quebrou no meio do desfile) e até do luto pela morte muito recente de alguns de seus componentes, arrancando aplausos da multidão - que não arredou o pé, apesar do sol forte - ao longo de toda a Prudente de Morais.

Rogério Torquato
O inicio da parte militar com a banda mista das Forças.
Rogério Torquato
Passagem da Aeronáutica.
Rogério Torquato
Um carro quebrou durante a apresentação da PM...
Rogério Torquato
... que compensou com um grande efetivo e aplausos da multidão.

Rumo á praia
O desfile foi encerrado por volta das 11h30 - e o rumo de muitos foram as praias, especialmente as chamadas praias urbanas (em particular as praias do Meio e do Forte). segundo populares, nunca se viu a praia tão lotada quanto neste feriado.
Foto: Rogério Torquato
A Praia do Meio teve um movimento fora do comum.
 

Nenhum comentário:

Nota de falecimento e convite sepultamento do jovem Francisco Gerliandro Antônio Martins RN Sítio Melancia

Faleceu ontem no sitio Melancias Município de Antônio Martins, o jovem Francisco Gerliandro de Queiroz Oliveira o mesmo contava com a idade ...