terça-feira, 12 de dezembro de 2017

Joaquim Barbosa também será nova opção para presidente da República sua resposta será até março notícias da UOL



Estadão Conteúdo – Apontado como possível candidato à Presidência da República em 2018, o ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Joaquim Barbosa se reuniu na tarde desta segunda-feira, 11, com deputados federais do PSB para discutir o cenário político-eleitoral. O encontro aconteceu no escritório dele em São Paulo e contou com a presença de oito dos 33 integrantes da bancada na Câmara.

A reunião foi pedida pelos parlamentares, com aval do presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira. De acordo com relatos dos deputados, nas quase duas horas de conversa, Barbosa admitiu que cogita ser candidato a presidente e prometeu anunciar uma decisão até março do próximo ano, prazo final exigido pela legislação eleitoral para que ele se filie a um partido político para poder participar da disputa.

LEIA TAMBÉM
» ‘Não sei como PMDB, PSDB e PT têm coragem de lançar candidatos’, diz Joaquim Barbosa
» Estou mais para não ser, diz Joaquim Barbosa sobre candidatura à presidência
» Presidente do PSB fala em enfrentar ‘vento liberal-conservador’ em 2018
» PSB usa programa partidário para criticar privatização da Eletrobras e Chesf

“Ele (Barbosa) disse que ainda está refletindo sobre a candidatura. Ponderou que hoje está com uma vida estabilizada com a advocacia, palestras e aulas que dá”, contou o líder do PSB na Câmara, Júlio Delgado (MG), ao Broadcast Político, serviço de notícias em tempo real do Grupo Estado.

» Destituíram Dilma, lembra Armando, contra aliança entre PT e PSB
» PT diz que não vota em golpista e golpista é PSB, diz Silvio em apoio a Armando
» Renan Calheiros defende Nelson Jobim ou Joaquim Barbosa no lugar de Temer
» Joaquim Barbosa admite possibilidade de candidatura em 2018

Delgado era um dos presentes no encontro. Segundo o deputado, a bancada reforçou o convite para o ex-ministro ser candidato pela sigla. “Ele não falou nem que sim nem que não. Disse que está analisando o cenário”, afirmou.

Julio Delgado afirmou ter convidado Joaquim Barbosa para o PSB (Foto: Divulgação)

Delgado ressaltou que o ex-ministro se mostrou atento ao cenário político e ao comportamento do PSB no Congresso Nacional. Barbosa teria questionado a opinião dos deputados sobre como será disputar eleições sem a doação empresarial, proibida pelo STF desde 2015. “Ele perguntou como será enfrentar candidatos de grandes oligarquias, com alto poder econômico. Dissemos que isso não era o principal desafio”, relatou o parlamentar.

» Ministro de Temer diz que PSB e PT se juntam por ‘pura conveniência’ em Pernambuco
» PT de São Paulo promete votar em Márcio França, do PSB, por aliança com Lula
» Alinhando-se à esquerda, PSB se reúne com PT, PCdoB e PDT
» Nosso projeto está aberto para o PT, diz Armando ao lado de DEM e PSDB

No encontro, o ex-ministro ainda se colocou à disposição para novas conversas com os deputados. De acordo com o líder do PSB, Barbosa disse aos parlamentares que deve chegar a Brasília na próxima sexta-feira, 15, para passar as festas de fim de ano com a família e que estava aberto para conversar nesse período. “Ele não está desligado como muitos pensam. Ele está acompanhando tudo”, declarou Delgado.

A reportagem não conseguiu contato com Barbosa. O ex-ministro, que deixou o Supremo em 2014, vem travando conversas com integrantes do meio político há algum tempo. Recentemente, se encontrou no Rio de Janeiro com o apresentador de TV Luciano Huck, que já negou que será candidato a presidente em 2018. Barbosa também mantém diálogo com a Rede, da ex-ministra Marina Silva.


Nenhum comentário:

Nota de falecimento e convite sepultamento do jovem Francisco Gerliandro Antônio Martins RN Sítio Melancia

Faleceu ontem no sitio Melancias Município de Antônio Martins, o jovem Francisco Gerliandro de Queiroz Oliveira o mesmo contava com a idade ...