terça-feira, 24 de outubro de 2017

PREFEITURA de Antônio Martins realiza palestras para mulheres da zona rural sobre câncer de mama dentro da Campanha Outubro Rosa



A Prefeitura de Antônio Martins, através da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu na última quinta-feira, 20 de outubro, palestra de conscientização sobre os riscos do câncer de mama e alimentação saudável para as moradoras da Vila Pintada, na zona rural do município.

Realizado na UBS (Unidade Básica de Saúde) Margarida Lopes, que fica localizada na comunidade, o evento está inserido dentro da programação alusiva ao Outubro Rosa, campanha de prevenção ao câncer de mama,

O assunto em questão foi abordado pela enfermeira Arielle Dantas, com participação da nutricionista Ayakonara Raiany, que falou sobre alimentação como fator preventivo à doença.

As especialistas pertencem ao quadro multiprofissional do NASF, o Núcleo de Apoio à Saúde da Família, em parceria com o PSF (Programa Saúde da Família, mantidos pela gestão do prefeito Jorge Fernandes.

Segundo a secretária municipal de Saúde, Joelma Joilma, o interesse crescente das mulheres sobre o tema vem sendo importante na descoberta precoce da doença.

“Quanto mais cedo for detectado o câncer de mama, maiores são as chances de cura, desde que a paciente se submeta ao tratamento corretamente”, defendeu.

Contudo, ela lembra que o autoexame é a primeira medida a ser adotada para identificar nódulos de um possível câncer de mama.

A técnica consiste no apalpamento dos seios e em torno dos mamilos, e deve ser feito mensalmente, após a menstruação, caso a mulher ainda não tenha entrado na menopausa.

Nenhum comentário:

Nota de falecimento e convite sepultamento do jovem Francisco Gerliandro Antônio Martins RN Sítio Melancia

Faleceu ontem no sitio Melancias Município de Antônio Martins, o jovem Francisco Gerliandro de Queiroz Oliveira o mesmo contava com a idade ...