quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

Novo método de combate ao mosquito Aedes Aegypti é sucesso em Acari

17/02/2016   Saúde   No comments

Acari-RN-Saúde.

Na exibição do Rank de Infestação de Dengue no Seridó, divulgado pela IV URSAP, esta semana, o município de Acari está de numa colocação “confortável” com apenas 5 casos registrados, enquanto as cidades vizinhas têm centenas.
 
DSC_0568
Coordenador. Chaguinha Araújo
O sucesso no combate ao mosquito causador da Dengue, Febre Chikungunya e Zika, se dá ao novo método de combate, implantado pela gestão municipal, desde 2013: O peixamento dos reservatórios.
DSC_0562
Agente de saúde realizando o pexamento
 
Com a chegada do Coordenador de Endemias, Chaguinha Araújo, a gestão municipal, por meio da Secretaria de Saúde, adotou o método, mantendo 6 criadouros de peixes da espécie Guppy (O Barrigudinho, também chamado de lebiste (Pœcilia reticulata) é um peixe ornamental de comportamento pacífico, originário da América Central e América do Sul, com vida de aproximadamente 2 anos, usado em exposições aquarísticas. O guppy é um animal ovovivíparo da família dos poecilídeos.), para multiplica-los e distribuí-los na comunidade, através dos agentes.
 
DSC_0561
 
Segundo o coordenador de Endemias, Chaguinha Araújo, o método é um sucesso em Acari: “Diariamente eu recebo várias pessoas aqui no nosso prédio solicitando os peixes. Fico bastante feliz com isso, pois a aceitação desse sistema de tratamento torna o método um sucesso. Estamos alcançando resultados bastante positivos, pois quase todas as casas de Acari tem o peixe Guppy em seus reservatórios. Praticamente, todos os reservatórios rasteiros como: tanques, toneis e caixas estão ‘peixadas’.”
 

Nenhum comentário:

Nota de falecimento e convite sepultamento do jovem Francisco Gerliandro Antônio Martins RN Sítio Melancia

Faleceu ontem no sitio Melancias Município de Antônio Martins, o jovem Francisco Gerliandro de Queiroz Oliveira o mesmo contava com a idade ...