sábado, 17 de outubro de 2015

CAMPANHA Outubro Rosa tem início com atividades contra os cânceres de mama e de colo do útero





A Prefeitura de Antônio Martins, através da Secretaria Municipal de Saúde, deu início nesta sexta-feira, 16 de outubro, a Campanha Outubro Rosa, com solicitação de exames e orientações de prevenção sobre os cânceres de mama e de colo do útero, contemplando mulheres da cidade e da zona rural.



A abertura das atividades ocorreu na UBS (Unidade Básica de Saúde) do Sítio Viramundo/Gama, com uma palestra ministrada pela médica Viviane Morais, enfermeira Carla Fernandes e toda equipe da Estratégia Saúde da Família – ESF. O evento foi acompanhado por cerca de 35 mulheres.
“Tivemos uma participação bastante generosa e interessada nos procedimentos preventivos”, disse Tássio Carlos, diretor da unidade de Saúde, que durante o evento abordou a importância do exame de prevenção do colo do útero e das mamas.
 
Além de 18 atendimentos médicos, Dra. Vivianne Morais realizou 13 exames preventivos, para detectar alterações das células, solicitação de 06 mamografias e 04 ultrassonografias dos seios.
Dra. Carla Fernandes ficou responsável pelas orientações relativas a prevenção dos cânceres de mama e de colo do útero, inclusive ensinando às mulheres como fazer de maneira correta o autoexame.
 
 
O evento foi destinado às mulheres dos sítios Viramundo, Gama, Serrinha do Major, Tamanduá, Sítio Sítio, Barbosa, Cachoerinha, Retiro, Picada 1 e 2, Salvaterra, Colônia, Capim-açu, Trincheira, Açude Novo, Garção, Latão e Lagoa, dentre outras comunidades rurais.
A campanha de alerta sobre os cânceres de mama e de colo do útero prossegue até 23 de outubro, sendo que próximo dia 20 o evento será no Centro de Saúde da Vila Pintada.
A semana de intensificação das ações alusivas ao Outubro Rosa será de 19 a 23 deste mês, com orientações, realização de exames preventivos do câncer de colo do útero e autoexame das mamas, além de panfletagens no Centro de Saúde da cidade e no Hospital Maternidade Justino Ferreira.
O câncer de mama, bem como de colo do útero, são doenças que atingem as mulheres e que, infelizmente, têm levado muitas a óbito, especialmente, devido ao diagnóstico tardio.

Nenhum comentário:

Nota de falecimento e convite sepultamento do jovem Francisco Gerliandro Antônio Martins RN Sítio Melancia

Faleceu ontem no sitio Melancias Município de Antônio Martins, o jovem Francisco Gerliandro de Queiroz Oliveira o mesmo contava com a idade ...