sábado, 28 de fevereiro de 2015

Reportagem avalia filmes bíblicos produzidos por Hollywood

Filmes como Noé levantam a polêmica sobre produções que se baseiam ou distorcem o livro sagrado do cristianismo em seu roteiro
Tatuí, SP … [ASN] A edição de fevereiro da Revista Adventista, editada pela Casa Publicadora Brasileira, abordou em uma grande reportagem o conteúdo dos filmes bíblicos, especialmente os produzidos no padrão Hollywood. Na matéria jornalística, Diogo Cavalcanti ouviu e reunião opinião de vários especialistas que analisaram  a dita inconsistência de fidelidade bíblica desses lançamentos cinematográficos.
Em um dos trechos da reportagem, por exemplo, a doutora Adele Reinhartz, professora de Estudos Clássicos e de Religião da Universidade de Ottawa, no Canadá, afirma que  “toda adaptação cinemática de um livro difere de maneira significativa de sua fonte. As histórias devem ser encurtadas, simplificadas, ampliadas ou reorganizadas para se encaixar no formato filme. Os diretores tanto complementam quanto contradizem suas fontes bíblicas. Ao mesmo tempo em que, como cineastas, reivindicam implicitamente que seus filmes são autênticos, subvertem essa reivindicação pelo próprio ato de adaptar a Escritura para o cinema”.
Para ler a reportagem completa, basta clicar aqui. [Equipe ASN, da Redação]


Veja também entrevista em vídeo sobre o assunto dos filmes bíblicos

Nenhum comentário: