sábado, 13 de dezembro de 2014

Última chuva de meteoros do ano poderá ser vista depois da meia-noite

Do UOL, em São Paulo

Compartilhe50187
 
Para quem mora no Hemisfério Sul, uma chuva de meteoros poderá ser vista logo após a meia-noite deste sábado (13). É a Geminídeas, a última chuva de meteoros do ano, que deve ser uma das mais brilhares de 2014, já que a lua está na fase quarto minguante e, portanto, sua luminosidade não deverá interferir no espetáculo. Isso ajudará a observar o fenômeno do Hemisfério Norte, já que o "chuveiro de estrelas" deve aparecer no céu apenas durante o amanhecer.

As Geminídeas são pedaços de detritos de um objeto chamado 3.200 Phaethon, que se pensava ser um asteroide, mas agora é classificado como um cometa extinto. Segundo a Nasa (Agência Espacial Norte-Americana), o 3.200 Phaethon é o esqueleto rochoso de um cometa, que perdeu seu gelo por causa dos sucessivos encontros com o sol.

 

Chuva de meteoros cria espetáculo pelo mundo10 fotos

4 / 10
30.jul.2014 - Imagem de longa exposição feita por Matt Molloy durante o 'auge' da chuva de meteoros delta-aquáridas nesta quarta-feira (30). Ele uniu todas as fotos em uma única imagem representando duas horas Leia mais Matt Molloy/Nasa/Flickr
 
O fenômeno é observado anualmente entre 4 e 17 de dezembro, quando a Terra entra na corrente de detritos do 3.200 Phaethon. É justamente no momento em que esses meteoros entram na atmosfera da Terra que se produz o espetáculo de luzes. A "chuva" pode alcançar a velocidade de 120 meteoros por hora em seu pico.

Como os meteoros parecem surgir no céu a partir da constelação de Gêmeos, o fenômeno foi nomeado de Geminídeas. Este ano, o seu pico é na madrugada do domingo (14).
Para observar melhor as Geminídeas, a primeira dica é procurar locais longe das luzes das grandes cidades, pois a iluminação pública impede uma visão mais profunda do céu. Não é preciso usar nenhum tipo de equipamento, pois ele pode ser visto a olho nu durante o seu auge. Também é importante checar a previsão do tempo. Em São Paulo, por exemplo, o tempo deve ficar fechado.
Ampliar

Restos do cometa Halley formam chuva de meteoros11 fotos

8 / 11
Astrônomo amador capta a passagem de 17 meteoros da chuva Eta Aquarid em cidade do distrito de Victoria, na Austrália, no domingo (5). A imagem feita em baixa velocidade e longa sensibilidade revela o rastro verde dos restos do cometa Halley Leia mais Phil Hart

Notícias relacionadas

Nenhum comentário:

Nota de falecimento e convite sepultamento do jovem Francisco Gerliandro Antônio Martins RN Sítio Melancia

Faleceu ontem no sitio Melancias Município de Antônio Martins, o jovem Francisco Gerliandro de Queiroz Oliveira o mesmo contava com a idade ...