quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

Choque de massas de ar faz chover granizo no interior do RN

Moradores de São João do Sabugi também viram ventania nesta terça (30/12).

Meteorologista diz que região é propícia à formação de corredores de vento.

Do G1 RN

Um choque de massas de ar quentes e frias causaram forte ventania e chuva de granizo no final da tarde e início da noite desta terça-feira (30) em São João do Sabugi, na região do Seridó potiguar. A informação é da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Nortex (Emparn). O município é um dos 159 em estado de calamidade por causa da seca que assola o território potiguar. Moradores fizeram um vídeo que mostra a ventania e a queda de pedras de gelo sobre a cidade. Também nesta terça, há registro de chuva de granizo e fortes ventos no Sertão da Paraíba.
O Seridó fica no semiárido do Rio Grande do Norte, conhecido pela pouca folhagem e quase nenhuma sombra da vegetação. Segundo Gilmar Bristot, meteorologista da Emparn, a chuva de granizo na região é algo raro, mas acontece devido à formação de nuvens chamadas de cúmulo-nimbo – caracterizada por um grande desenvolvimento vertical. “O município de São João do Sabugi fica numa região de vales, que são propícios para a formação de corredores de vento. Certamente houve um choque de temperaturas muito grande entre as massas de ar quentes e frias, causando a precipitação”.
Esta não é a primeira vez que chove pedras de gelo no interior do Rio Grande do Norte. Em abril de 2013, caiu granizo sobre a cidade de Santana do Seridó, que fica na mesma região.
Moradores mostram as pedras de gelo que caíram sobre a cidade (Foto: Eduardo Dantas/G1)Moradores mostram as pedras de gelo que caíram sobre a cidade (Foto: Eduardo Dantas/G1

Nenhum comentário: