terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Caern detecta furto de 500 mil litros de água em adutora no interior do RN

Caso aconteceu na adutora do Médio Oeste, em Triunfo Potiguar.
Tubulação de 130 metros levava água para propriedade na RN-233.

Do G1 RN

  •  
Barragem Armando Ribeiro Gonçalves está com 34,81% da capacidade (Foto: Canindé Soares)Barragem Armando Ribeiro Gonçalves abastece adutora do Médio Oeste (Foto: Canindé Soares)
 
Uma fiscalização realizada pela Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) detectou o furto de água da Adutora Médio Oeste, próximo à cidade de Triunfo Potiguar, na mesma região. O caso divulgado nesta terça-feira (25) foi descoberto na quinta da semana passada, dia 20. Segundo a própria Caern, uma tubulação de 130 metros foi interligada na adutora com o objetivo de fazer irrigação de plantio e acumular água em uma propriedade localizada na RN-233.

A irregularidade foi detectada pela Regional Assu da Caern. A ação que detectou o crime contou com o apoio do Ministério Público da cidade de Campo Grande. Estima-se que a retirada irregular tenha desviado 500 mil litros de água da adutora.
Ainda de acordo com a Caern, o dono da propriedade, cujo nome não foi revelado, será multado e responderá criminalmente. Durante a fiscalização, a equipe da companhia também contou com o apoio da Polícia Civil de Campo Grande, que garantiu a integridade física dos funcionários que realizaram a fiscalização.

Irregularidade
Segundo a Caern, a água da adutora é um produto destinado ao abastecimento público e não individual. Além disto, a água é tratada e tem como objetivo o abastecimento humano e jamais a irrigação. "Retirar água da adutora a qualquer momento é irregularidade. No período de seca, a ação é ainda mais grave, por não considerar a necessidade de pessoas que ficam ainda mais dependentes do produto transportado pela adutora", disse a Caern.

A adutora Médio Oeste foi fiscalizada no trecho entre Triunfo Potiguar e Paraú. Não foram encontradas outras irregularidades. Em novembro do ano passado, a Caern fez fiscalização neste trecho e encontrou outras três retiradas irregulares de água, mas não foi constatada reincidência desta vez.

A adutora do Médio Oeste vários municípios da região, dentre eles as cidades de Messias Targino, Janduís, Campo Grande, Paraú e Triunfo Potiguar, que estão em racionamento de água. A medida visa evitar o colapso da área de captação.

Nenhum comentário:

Nota de falecimento e convite sepultamento do jovem Francisco Gerliandro Antônio Martins RN Sítio Melancia

Faleceu ontem no sitio Melancias Município de Antônio Martins, o jovem Francisco Gerliandro de Queiroz Oliveira o mesmo contava com a idade ...