sábado, 26 de outubro de 2013

Orem por nossos irmãos , Alunos adventistas só podem realizar a prova após o pôr do sol. eles se preparam para fazer a prova do Enem à noite, no PR


De acordo com o Inep, 90.273 mil inscritos se declararam sabatistas.
 
Alunos realizam técnicas de relaxamento e alongamento para ficarem tranquilos (Foto: Cassiane Seghatti/G1)Alunos realizam técnicas de relaxamento e alongamento para ficarem tranquilos (Foto: Cassiane Seghatti/G1)
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será realizado, neste sábado (16), às 13h no horário de Brasília (DF). Porém, para os estudantes de religiões que guardam o período sabático, o horário será diferente dos demais. Para tranquilizar os alunos durante o tempo de espera, o Colégio Adventista de Cascavel, no oeste do Paraná, tem passado técnicas de alongamento e relaxamento, além de palestras motivacionais para os candidatos que vão fazer a prova.

De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), em todo o Brasil, 90.273 mil inscritos se declararam sabatistas. No sábado, eles devem realizar a prova a partir das 19h (horário de Brasília). No entanto, vão comparecer no mesmo horário que os outros estudantes. O período sabático para essas religiões começa no pôr do sol de sexta-feira e vai até o por do sol de sábado.

No Colégio Adventista, 7 estudantes vão ter de esperar para realizar a prova após o por do sol (Foto: Cassiane Seghatti/G1)No Colégio Adventista, 7 estudantes vão ter de esperar para realizar a prova após o por do sol (Foto: Cassiane Seghatti/G1)
No Colégio Adventista de Cascavel, 18 estudantes vão fazer o Enem neste fim de semana. No entanto, apenas sete se declararam sabatistas e vão ficar em uma sala separada na Universidade Paranaense (Unipar).

O pastor da Igreja Adventista do 7º Dia, Alex Escheer, para os estudantes que seguem essa religião, é uma “honra” poder fazer a prova em horário diferente. “Ele está exercendo a sua fé, exercendo a sua religião. Eu creio que esse momento que eles se reúnem do meio-dia até o pôr do sol, é o momento que ele está vivendo essa fé, exercendo e praticando junto com outros iguais. Quem já fez o Enem e já passou por isso, sabe que é marcante para o jovem adventista estar alí”, garantiu.

Allyca, Gabriel e Louise vão realizar a prova do Enem (Foto: Cassiane Seghatti/G1)Allyca, Gabriel e Louise vão fazer a prova do Enem (Foto: Cassiane Seghatti/G1)
Allyca Carolini Espínola, de 16 anos, que presta o Enem pela segunda vez e vai tentar o curso de Medicina, contou ao G1 a experiência que teve em 2012 de ter de ficar trancada em uma sala enquanto o restante dos candidatos fazia as provas. “Foi um pouco cansativo, mas acho que é um tempo que a gente tem para refletir na vida e pensar se a gente está fazendo o certo”, disse. Segundo ela, apesar não achar problema no tempo de espera, reclamou que a sala não tinha ventiladores e que ninguém podia conversar. Para este ano, contou que vai levar uma blusa para poder dormir e procurar ficar tranquila. “É que no ano passado eu estava desesperada, não sabia nada”, complementou.

Para ela, o sábado é um momento de ajudar o próximo. “É um dia que a gente tira, não para descansar, mas a gente tira das atividades seculares da semana para servir aos outros, não a nós mesmos. Por exemplo, fazer uma atividade missionária, uma atividade solidária, entregar panfleto e ajudar alguém que está precisando, limpar a casa de alguém que não consegue”, acrescentou.
A gente tem fé que vai conseguir, independente do tempo que a gente tiver que esperar "
Gabriel Maas
O estudante Gabriel Henrique Fernandes Maas, também de 16 anos, vai fazer a prova do Enem pela primeira vez. Ele garante que não está preocupado com o tempo que terá de esperar e diz que está preparado. “Eu estou preparado para o que vier. A gente tem fé que vai conseguir independente do tempo que a gente tiver que esperar”, disse. Ele garante que as técnicas de relaxamento, as palestras motivacionais proporcionadas pelo Colégio Adventista têm o ajudado a ficar tranquilo. “A gente em aprendido a diminuir a ansiedade. Também tenho orado a Deus para que me ajude”, complementou.

Já Louise Monteiro Battistella, de 16 anos, vai fazer a prova do Enem somente para treino, já que está no 2º ano do Ensino Médio. Apesar disso, afirma que está preparada para ficar as cerca de quatro horas esperando para fazer a prova. “O que importa é a nossa consciência, se está agrando a Deus”, diz.
 
Horários e inscritos
As provas da edição de 2013 do Enem serão realizadas no próximo sábado (26) e domingo (27). Os portões dos mais de 15 mil locais de prova nos 1.661 municípios que receberão o exame fecharão pontualmente às 13h do horário de Brasília. Neste ano, mais de 7,1 milhões de candidatos se inscreveram para a prova do MEC em todos os estados do país. No Paraná, foram 354.002 mil inscritos, um aumento de 26% com relação ao ano de 2012.

Locais das provas em Cascavel

 Em Cascavel, as provas serão realizadas na Universidade Paranaense (Unipar), Faculdade Assis Gurgacz (FAG), Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste),  Colégio Estadual Wilson Jofre, Colégio Estadual Marilis Faria Pirotelli, Colégio Estadual Eleodoro Ébano Pereira, Colégio Estadual Padre Carmelo Perrone e Colégio Itecne.

Sobre a prova

 As provas têm um total de 180 questões de múltipla escolha e uma redação. No sábado (26), os candidatos farão a prova de ciências humanas e a de ciências da natureza, ambas com 45 questões. O tempo mínimo para permanecer na sala de provas é de duas horas, e o tempo máximo para resolver as questões é de quatro horas e meia.


Já no domingo (27), serão aplicadas as provas de linguagens e códigos, que englobam português e língua estrangeira (inglês ou espanhol), e de matemática, além da prova de redação. Nesse dia, a duração máxima do exame é maior: cinco horas e meia. Em ambos os dias de prova, para levar o caderno de questões, o candidato só pode sair da sala de aula nos últimos 30 minutos da prova.
Para a realização, das provas o candidato deverá usar somente caneta esferográfica com tinta preta e feita com material transparente. Além disso, nenhum candidato poderá entrar na sala de provas sem apresentar um documento de identificação original com foto. Quem não tiver o documento deverá apresentar boletim de ocorrência emitido no máximo 90 dias antes da data da prova e se submeter a uma identificação especial e preenchimento de formulário próprio.

Nenhum comentário:

Nota de falecimento e convite sepultamento do jovem Francisco Gerliandro Antônio Martins RN Sítio Melancia

Faleceu ontem no sitio Melancias Município de Antônio Martins, o jovem Francisco Gerliandro de Queiroz Oliveira o mesmo contava com a idade ...