domingo, 22 de setembro de 2013

Trinta baleias encalham na praia de Upanema em Areia Branca - RN


DE SÃO PAULO
 
Trinta baleias da espécie piloto encalharam na madrugada deste domingo (22), na praia de Upanema, em Areia Branca (cerca de 319 km de Natal), no Rio Grande do Norte.

Os animais foram avistados por volta das 4h por um guarda noturno que realizava ronda no local.

Encalhe de baleias no Rio Grande do Norte

Cinco animais morreram, entre eles um filhote.
 


 
 

 
 
 
Afrânio Batista de Mesquita
 

Trinta mamíferos marinhos da espécie baleia-piloto (Globicephala macrorhynchus) encalharam na madrugada deste domingo (22), na praia de Upanema, litoral de Areia Branca-RN.
 
Os animais foram avistados por volta das 4h00 por um guarda noturno que realizava ronda naquela praia. Os técnicos do Projeto Cetáceos da Costa Branca foi acionado e prontamente iniciou as operações para salvamento os animais que encalharam em uma área que possui muitas pedras.
 
Utilizando uma embarcação de pequeno porte da Capitania dos Portos, técnicos do Cetáceos da Costa Branca ainda estão no mar tentando encaminhar vários animais para águas profundas. 25 foram devolvidos ao mar com vida. Outras 5 baleias morreram e estão na praia.
 
Depois do árduo trabalho de salvamento que contou com auxílio de voluntários,  os veterinários do monitoramento ambiental, afirmaram que ainda é cedo estimar as eventuais causas do encalhe coletivo. Os animais mortos serão recolhidos para necrópsia no laboratório do projeto.
Em 2011 uma baleia da espécie jubarte encalhou na praia de Upanema e depois de um longo trabalho foi devolvida ao mar . Cinco animais morreram, entre eles um filhote. 
 
 
Fotos: Carlos Júnior , Afrânio informações F são Paulo, voz de Areia Branca  .

Nenhum comentário: