segunda-feira, 1 de abril de 2013

EM ANTÔNIO MARTINS LATA DÁGUA POTAVÉL PODERÁ VALER MAIS QUE O DOLA, E OS TEMPOS DA ANCORETAS PODERÃO VOLTAR CASO GOVERNO NÃO COMCLUA O SERVIÇOS DA ADUTORA . .

Eu não sei o que o governo do RN que fazer com o povo da cidade de Antônio Martins  e outras cidades do interior do RN .

Inúmeras prefeitura já decretaram estado de emergências a mais de ano e os problemas continuam os mesmos se garavando cada vez com o tempo que passa  por causa do inverno inregular e poucas chuvas onde muitos  municipios não choveu quase nada e falta água  potavél .

Aqui em antônio Martins aconteceu o que em muitos municipios do RN não aconteceu Deus foi muito bom choveu mais de 300mm e poderá chover mais segundo sua vontade ,  mais teve municipios que a situação já é considerada gravissima  porque choveu muito pouco  .

É nercessario que algo possa  ser feito imediatamente de estrema urgencia para comclusão da adutora se não teremos que voltar no tempo das ancoretas por falta de condiçoes para compra água  e uma lata d'Água vai valer muito mais que a moeda do  dola .

 

Minha memória remota está repleta de algunhas passagens do passado vivido  nesta querida e quente cidade de Antônio Martins, no vira e mexe me remetem àqueles tempos  em que o povo não trinha uma outra opção de tranportar e compara  água por mais que não fosse tão cara como hoje da cassimba ou do açude .
 

Havia também o transporte por ancoretas (espécie de barril de madeira ou de borracha), colocado  em lombo de jumentos equipados com cangalhas apropriadas.
 
Nesse caso o produto era encarecido em alguns casos  pois, o consumidor tinha que pagar o transporte ao dono do conjunto. Por isso algumas famílias de condições melhores  trataram de adquirir seu próprio conjunto (O jumento a cangalha e, no mínimo, duas ancoretas). Via de regra mantinham um moleque auxiliando  para tocar o jumento e fazer outras tarefas domésticas .
 

Mas isso, que era um tormento para os donos e donas de casa que tinha que já amanhecer cedo na madrugada na beira do açude  mesmo que para alguns isso era prazeroso  na força do jumento que era peça fundamental e mais valorizado não como hoje mais  poderá voltar há ser , já que o meio de transporte atual é a moto  muitos íamos aos poços participar em agunhas veszes do bate boca de quem chegou primeiro para ter direito a água potavél.
 

Hoje, não confiando  mais nas ações de governo e de muitos politicos que promete até chuva querendo se colocar no lugar de Deus , muitos deles  vivem da  miseria de um povo sofrido chamados de  nordestinos da qual eu faço parte com todo orgulho . onde muitos de mente curta já se tornaram   escravos das falças promessas e decepções.
 
Ano que vem é ano de campanha penso que se o povo de Antônio Martins e outras ciadades ainda estiverem sobrevivido a seca poderão  ver a comclusão da  adutora  auto oeste potiguar.
 
irm;zizi.

Nenhum comentário:

Nota de falecimento e convite sepultamento do jovem Francisco Gerliandro Antônio Martins RN Sítio Melancia

Faleceu ontem no sitio Melancias Município de Antônio Martins, o jovem Francisco Gerliandro de Queiroz Oliveira o mesmo contava com a idade ...