sexta-feira, 30 de setembro de 2011

AREIA BRANCA RN

Litoral vive expectativa da instalação de parques

E-mail Imprimir PDF
Representantes_das_empresas_interessadas_em_produzir_energia_eolicaAREIA BRANCA - A ampliação e repotencialização do Porto-Ilha e a produção de energia eólica no litoral de Areia Branca a partir de 2012 são responsáveis pela motivação e entusiasmo da população, que vive uma nova expectativa de desenvolvimento, por meio da geração de mais empregos e incremento na economia local.

Na semana passada um grupo de empresários representando a empresa espanhola Iberdrola esteve reunido com o prefeito Manoel Cunha Neto, "Souza" (PP), quando na oportunidade o gestor foi informado que breve serão iniciadas as obras de instalação de parques eólicos em Areia Branca.

À reportagem, "Souza" disse que num primeiro momento serão instalados dois parques eólicos, sendo o primeiro de responsabilidade da empresa Martifer e o segundo da Iberdrola. "Ficamos otimistas depois da conversa com os empresários, pois temos a certeza que os dois parques eólicos vão gerar empregos e vão trazer novas perspectivas de desenvolvimento para o nosso município", acrescenta.

O governante disse ainda que na próxima semana estará reunindo os proprietários de pousadas, hotéis, restaurantes, pessoas que possuem carros-pipa, empresas que têm máquinas para alugar, as pessoas que têm ônibus para alugar, porque os projetos ensejam um volume de serviços muito grande e ele quer que a preferência na contratação desses equipamentos e serviços seja dada ao povo de Areia Branca.

A estimativa é que até o início de novembro a rotina das pessoas na zona rural seja mudada com a presença de carretas gigantescas com grandes pás dos cataventos entrando para Ponta do Mel, onde será instalado um dos parques eólicos.

Área deve se transformar em atrativo turÍsticoApós a instalação das unidades de captação eólicas, a área destinada a acomodar o projeto em Areia Branca deverá se transformar em mais um atrativo turístico da região.

"Depois de construído o parque eólico, o local se tornará também uma atração turística. Vamos aproveitar os bons ventos da nossa Areia Branca para trazermos uma nova realidade para o nosso município, pois uma nova economia começa a surgir", comemora "Souza".
Ainda de acordo com o gestor, antes o município tinha a pesca, o sal, o petróleo como fontes geradoras de ocupação e renda. "Agora, vamos ter a produção da energia eólica como uma nova fonte de economia para o nosso município", reforça.

Concluindo, "Souza" disse que nos próximos dias estará encaminhando um projeto de lei para a Câmara Municipal de Areia Branca, reduzindo os impostos para que as empresas empreguem o máximo de mão de obra local.

"Todos sabem que os impostos que vão ser gerados com a energia eólica, que é o ICMS, só vão chegar à prefeitura nos anos de 2013 em diante, quando nosso mandato já terá sido concluído.

Mas nós vamos reduzir o ISS como incentivo para que essas empresas aqui se instalem para que as administrações futuras sejam contempladas com o grande volume de recursos gerado com o ICMS.

Fazemos isso porque não pensamos em Areia Branca hoje, pensamentos em Areia Branca amanhã. Estamos preparando a Areia Branca do presente para o futuro", finaliza.

O MOSSOROENSE.

Nenhum comentário:

Nota de falecimento e convite sepultamento do jovem Francisco Gerliandro Antônio Martins RN Sítio Melancia

Faleceu ontem no sitio Melancias Município de Antônio Martins, o jovem Francisco Gerliandro de Queiroz Oliveira o mesmo contava com a idade ...