quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Resistir aos pensamentos e sentimentos melancólicos

Escrito por Dr. Cesar Vasconcellos de Souza
resistirAosPensamentosÉ muito importante você aprender a controlar seus pensamentos para obter equilíbrio emocional, alegria, serenidade.

Pessoas deprimidas sofrem com pensamentos melancólicos, pessimistas, de desesperança, e estes pensamentos as afundam na depressão. Mas não só deprimidos sofrem por causa de pensamentos melancólicos. Aprender a lidar com isto é remédio importante para o estado depressivo e melancólico.

A mente humana é composta de três aspectos: pensamentos, sentimentos e ações. Os pensamentos são as ideias, as crenças centrais da pessoa, o raciocínio. "Este é um texto interessante.", "Meu carro é da cor azul.", "O arroz integral é mais nutritivo." Estes são exemplos de pensamentos.

Os sentimentos são emoções, compõem a vida afetiva, o humor da pessoa. "Não gosto deste texto.", "Sinto alegria ao dirigir meu carro!", "Adoro arroz integral!". Estes são exemplos de expressão de sentimentos.

As ações são a volição, o ato da vontade, a escolha que fazemos, é o executar, igual você está agora fazendo, ao ler esse texto.

Podemos adoecer dos pensamentos, dos sentimentos e das ações. Um delírio, por exemplo, é uma alteração do conteúdo do pensamento. Exemplo de um delírio pode ser um indivíduo dizer: "Sou Jesus Cristo e posso voar pelo céu!". Neste caso trata-se de um "delírio místico".

Quando uma pessoa fica triste a ponto de querer desistir da vida, ou quando fica exageradamente eufórica isto é uma alteração dos sentimentos.

Não fazer nada, ou hiperatividade pode ser uma alteração da volição, da vontade, da capacidade de escolha.

Quanto aos pensamentos, é muito importante que desenvolvamos boa capacidade de controle deles, pois dependendo da qualidade dos pensamentos a pessoa se sentirá deste ou daquele jeito. O que mais pensamos gera o que sentimos, e o que mais sentimos produz o que fazemos. Se seus pensamentos forem continuamente maus ou tristes, você se tornará uma pessoa continuamente má ou continuamente triste.

Por isso, é importante que uma pessoa, deprimida ou não, que tem a tendência de viver constantemente com pensamentos negativos, e sentimentos melancólicos, resista a eles para que possa adquirir saúde mental. Se ela resistir a estes pensamentos ruins que vêm à sua mente, e substituí-los por outros saudáveis, positivos, sua vida emocional melhorará.

Este trabalho de resistir aos pensamentos e sentimentos negativos é para ser feito pela escolha da pessoa, pela capacidade que todos possuímos de escolher o que vamos pensar e no que meditar. Talvez no começo será muito difícil, mas com o treino e a perseverança, a melancolia irá desaparecendo passo a passo da vida da pessoa.

Tomar remédios não substitui este exercício, porque a medicação não tem o poder de mudar o que pensamos. É uma decisão pessoal sua escolher o tema no qual sua mente se concentrará para pensar. Repito, no que você mais pensar, mais se concentrar, nisto se tornará.

Resista aos pensamentos e sentimentos melancólicos. Quando eles vierem à tona de sua consciência, diga a si mesmo: "Não vou permitir que estes pensamentos e sentimentos permaneçam aqui em mim. Vou resistir à eles. Não vou me concentrar neles. Pelo contrário, vou pensar em outras coisas melhores. Vou cultivar gratidão pelas coisas boas reais de minha vida passada e presente. Posso fazer isto agora mesmo. Posso escolher no que quero pensar e decido pensar no melhor." Fazendo assim insistentemente, perseverantemente, você adquirirá autocontrole emocional e se sentirá melhor e será uma pessoa melhor de se conviver.

Nenhum comentário:

Nota de falecimento e convite sepultamento do jovem Francisco Gerliandro Antônio Martins RN Sítio Melancia

Faleceu ontem no sitio Melancias Município de Antônio Martins, o jovem Francisco Gerliandro de Queiroz Oliveira o mesmo contava com a idade ...