PREFEITURA de Antônio Martins ovo decreto Entra em vigor neste sábado 1º de maio
A Prefeitura de Antônio Martins e o Destacamento da Polícia Militar, sob comando do sargento Lopes, reuniram nesta sexta-feira, 30 de abril, às 16h00, no Mercado Público, empresários, comerciantes, representantes das igrejas Católica e Evangélica e demais segmentos da sociedade civil para deliberar sobre as novas medidas de combate a Covid-9 a serem adotadas no período de 1º a 29 de maio.
Com vigência de 30 dias, o novo decreto estabelece uma série de regras de ordenamento das atividades econômicas no âmbito do município de Antônio Martins.
O evento foi aberto pelo secretário municipal de Saúde, Dr. Eudes Mesquita, que agradeceu a presença de todos e pediu a colaboração para o sucesso das medidas.
Preocupado com o avanço da Covid-19 em Antônio Martins, Dr. Eudes Mesquita lembrou que a doença tem feito novas vítimas no município e que é hora de redobrar os cuidados.
"Não gostaria que estivéssemos passando por tudo isso, mas infelizmente, meus conterrâneos, essa doença mata e enquanto não houver vacina para todos não há outra saída senão adotarmos essas medidas", declarou.
Logo depois, o secretário municipal de Urbanismo e Meio Ambiente, Chagas Cristovão, detalhou o decreto e explicou que, atualmente, Antônio Martins encontra-se no pico de notificações de novos casos de Covid-19, o que obriga a administração pública a não flexibilizar medidas, pelo contrário, e a agir para combater rapidamente a propagação da pandemia antes que novos óbitos venham a ocorrer no município.
O decreto municipal contém novas providências temporárias de prevenção ao contágio da Covid-19 e proíbe, dentre outras coisas, a abertura de bares, restaurantes, lanchonetes e estabelecimento congêneres por 30 dias, bem como a venda e o consumo de bebidas alcóolicas por esse período, com o objetivo de evitar as aglomerações. Excetuando-se o serviço por entrega domiciliar (delivery).
A feira livre, que havia sido antecipada do domingo para o sábado, ficará suspensa até o fim do decreto e será permitido apenas o comércio de ambulantes domiciliados no município.
Representando o comércio, o empresário Almendes Souza, que há menos de um mês contraiu Covid-9 e foi internado, deu um depoimento realístico sobre a gravidade da doença.
"Tenham cuidado, usem máscaras, fiquem em casa, tenham medo, porque existe essa variante que é perigosa e ninguém sabe como vai reagir e eu tive esse problema grave", disse.
Durante o período de validade do decreto, as igrejas Católica e Evangélica poderão abrir apenas para orações individuais, sem missas ou cultos.
Pastor Valdecir, da Igreja Evangélica de Antônio Martins, pediu a palavra e declarou apoio às medidas, ressaltando a importância da união de todos nesse momento tão grave.
Em seguida, o diácono da Paróquia de Santo Antônio, em Antônio Martins, Valcir Belarmino, disse compreender a situação e destacou que a Igreja Católica apoia as medidas.
"Desde o primeiro instante a Igreja Católica aderiu as medidas de prevenção ao contágio da Covid-19 e vamos passar a celebrar nossas missas pela Internet", disse ele.
O último a pronunciar-se foi o comandante do destacamento da PM em Antônio Martins, sargento Lopes, que pediu a todos para que cumpram com as determinações do decreto.
"Conheço todos aqui e me dou bem com todos. Portanto, espero não precisar chegar ao ponto de ir a um dos estabelecimentos pedir para que cumpram as medidas", enfatizou.
O policial lembrou que todos são responsáveis pelo sucesso das medidas para diminuir o número de casos da Covid em Antônio Martins.
"Os senhores não estão sendo penalizados e sim sendo convocados para ajudar a amenizar essa situação", ponderou sargento Lopes.
O decreto também estipula o toque de recolher, entre as 20h00 às 05h00 e proíbe ainda aglomerações de qualquer natureza, inclusive banhos de açudes, barragens e riachos.
As aulas presenciais na rede municipal de Educação ficam suspensas até 6 de junho, bem como da rede estadual e particular.
O uso de máscaras passa a ser obrigatória nos estabelecimentos públicos, comerciais e de prestação de serviços e nas vias públicas, sob pena de multa.
Por parte da Prefeitura, além dos secretários Dr. Eudes Saúde e Chagas Cristovão (Urbanismo e Meio Ambiente), participaram da organização do evento o coordenador de turismo, Fábio Cavalcante, que também fez o cerimonial, e a equipe de fiscalização da Vigilância Sanitária e Epidemiológica.
𝗧𝗢𝗤𝗨𝗘 𝗗𝗘 𝗥𝗘𝗖𝗢𝗟𝗛𝗘𝗥
𝗗𝗼𝗺𝗶𝗻𝗴𝗼𝘀 𝗲 𝗳𝗲𝗿𝗶𝗮𝗱𝗼𝘀
Fecha tudo, exceto farmácias.
𝗔𝗯𝗲𝗿𝘁𝘂𝗿𝗮 𝗱𝗲 𝗦𝗲𝗴𝘂𝗻𝗱𝗮 𝗮 𝗦á𝗯𝗮𝗱𝗼
Das 06h00 às 20h00: supermercados, mercadinhos e mercearias, farmácias, academias, lojas de autopeças, de confecções, informática, sapatarias e bijuterias, além de postos de combustíveis.
Das 05h00 às 17h00: lojas de móveis e eletrodomésticos, implementos agrícolas, veterinários, material de construção, padarias, açougues, peixarias e hortifrutigranjeiros.
Das 08h00 às 17h00: postos bancários e casas lotéricas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário