STF analisa se Ficha Limpa vale para 2012; em primeiro julgamento, maioria se mostrou a favor.
09/11/2011 - 08h01
O Supremo Tribunal Federal (STF) deve analisar nesta quarta-feira (9) se a lei da Ficha Limpa vale para as eleições municipais de 2012.
No início do ano, a Corte definiu, por 6 votos a 5, que a lei não valeu para as eleições de 2010 –mas, na ocasião, a maioria dos ministros indicou que aprovava a medida para o pleito do ano que vem.
O primeiro voto será dado pelo relator, o ministro Luiz Fux, que desempatou o julgamento anterior decidindo-se pela invalidação da Ficha Limpa para 2010. Ainda assim, ele afirmou na ocasião que essa é “a lei do futuro”, que “não pode ser um desejo saciado no presente”.
Vários colegas dele demonstraram a mesma compreensão, alegando que a regra deveria ter sido aprovada pelo Congresso um ano antes do pleito.
Nesta quarta-feira (9), o Supremo observará aspectos específicos da lei. O principal deles é o que determina a interrupção das candidaturas de políticos condenados por órgãos colegiados da Justiça, mas que ainda podem recorrer. Em seus votos no primeiro julgamento, a maioria dos ministros se ateve à premissa de que a legislação gerava uma punição menos de um ano antes do pleito, como exige a justiça eleitoral (o que é proibido).
Nenhum comentário:
Postar um comentário