Numa ação da Prefeitura de Antônio Martins, por meio das secretarias municipais de Saúde e a de Urbanismo e Meio Ambiente, agentes de Saúde e de Endemias participaram nesta última quinta-feira, 03 de março, de mais um mutirão contra o mosquito Aedes Aegypti, transmissor da Dengue, da Fe...bre Chikungunya e do Zika Vírus, que está associado à malformação do cérebro de bebês ainda no útero, chamada de microcefalia. Desta vez, o combate ocorreu especificamente no bairro Alto da Ema.
O objetivo da mobilização foi orientar as famílias, vistoriar as casas e limpar terrenos baldios e contou ainda com o apoio de enfermeiros e do pessoal da limpeza pública.
“Estamos levando ações de conscientização e limpeza aos moradores da zona urbana, mas é importante que todos colaborem para mantermos o bairro livre do Aedes Aegypti”, frisou a secretária municipal de Saúde, Clébia Fernandes.
Ela disse ainda que, “de nada adianta fazermos nossa parte e a população assuma sua parcela de responsabilidade na erradicação dos focos do mosquito”.
Dra. Clébia Fernandes lembrou que a ação também serviu para abordar a prevenção às diarreias, tão comuns nesta época do ano.
Além dos esclarecimentos dados aos moradores do bairro, sobre os cuidados a serem tomados, a equipe teve muito trabalho para recolher o lixo jogado em locais inapropriados.
O recomendável é tampar vasilhas com água, tambores e caixas d’água, cobrir pneus com lona ou plástico e emborcar garrafas com a boca para baixo, assim o mosquito não procria.
Dengue, Febre Chikungunya e Zika Vírus têm basicamente os mesmos sinais: dor de cabeça, febre, dores nas articulações, manchas na pele, coceira e vermelhidão nos olhos.
Caso apresente sintomas de uma das doenças transmitidas pelo mosquito, evite a automedicação e procure imediatamente uma das unidades de Saúde do município.
Dra. Clébia Fernandes adiantou que, na próxima semana, o mutirão visitará um novo bairro da cidade e, em seguida, chegará às comunidades rurais de Antônio Martins.
Nenhum comentário:
Postar um comentário