- El Nuevo Diario/ Alejandro SanchezMais de 600 pessoas esperam pelo Espírito Santo e arrebatamento divino na Nicarágua
Essas pessoas são membros de um grupo religioso com mais de 650 integrantes que se autodenomina "O corpo místico de Cristo". Eles aguardam em El Viejo, uma vilarejo perto da cidade de Chinandega, o "arrebatamento divino" - um evento narrado na Bíblia em que pessoas seriam levadas aos céus para ficarem com Deus após o apocalipse.
Entre os membros do grupo há nicaraguenses, mas também pessoas de El Salvador, Guatemala e Honduras, de acordo com autoridades do país.
Uma jornalista nicaraguense, Carol Munguía, do El Nuevo Diario, visitou a comunidade e contou ter ficado chocada com o estado de precariedade em que se encontram seus habitantes, especialmente as crianças e adolescentes.
"Há ali mais de 600 pessoas, muitos adolescentes e crianças em estado vulnerável e todas amontoadas", disse Munguía à BBC Mundo.
A repórter relatou que os pastores que lideram a comunidade, 11 no total, moram em casas de cimento, com computadores e acesso à internet, enquanto os "outros estão amontoados, vivendo em cabanas feitas com folhas de palmeira, plástico e madeira, uma a meio metro da outra, e dormem em redes".
Relatos sobre as condições de vida na comunidade tiveram grande repercussão no país, onde há grande preocupação com o estado de saúde das crianças que, por ordem dos adultos, não têm acesso à atenção médica.
Muitas crianças estão com catapora, mas os adultos não permitem que sejam atendidas sequer pelas Brigadas Médicas que o governo enviou para a região.
"Existe o perigo de que haja um surto epidemiológico", diz Munguía, "mas eles insistem que têm um único salvador: Jesus."
A coordenadora do Conselho de Comunicação e Cidadania e primeira-dama da Nicarágua, Rosario Murillo, disse que "não pudemos convencer essas pessoas da necessidade de que as crianças sejam atendidas".
Apesar de destacar que na Nicarágua as crenças e a fé das pessoas é respeitada e que há liberdade de culto e religião, Murillo insistiu que "as crianças têm direito a receber saúde e educação e à proteção de uma família e essa lei tem que ser respeitada".
Não se sabe, por exemplo, quantas das crianças presentes estão acompanhadas dos pais ou, se não, se têm permissão dos pais para permanecer ali.
O governo do presidente Daniel Ortega estuda uma intervenção no local.
A ministra da Família, Adolescência e Infância, Marcia Ramírez, esteve no local na terça-feira.
Minutos antes de começar a visita à área, ela disse à BBC Mundo que seu objetivo era monitorar a situação, em especial a dos menores, conversar com os membros do grupo e buscar possíveis soluções.
'Arrebatamento divino'
Os membros do movimento religioso, qualificado como seita pelos meios de comunicação locais, chegaram à zona rural de El Viejo há dois meses.
0:00
Imprimir Comunicar erro
Nenhum comentário:
Postar um comentário
você è contra ou a favor para uma nova mudança no codigo penal brasileiro simplifique ?
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.