Decreto prevê que penalidade seja aplicada se cliente for reincidente. Período considerado de estiagem foi ampliado para agosto pela Prefeitura.
O decreto assinado pelo prefeito Jonas Donizette (PSB) na segunda-feira (3) proíbe o uso de água para limpeza de calçadas, tanto de imóveis residenciais quanto de comerciais. A fiscalização será da população, que pode denunciar abusos pelo telefone 0800 7721 195.
saiba mais
Após a denúncia, um técnico da Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento (Sanasa) fará a fiscalização. Se for confirmada, o proprietário do imóvel vai receber uma notificação. Em caso de reincidência, o consumidor será multado. "Há 84 anos a incidência de chuva não é tão baixa. Primeiro faremos a conscientização. Se continuar, aí sim vamos multar", explica o diretor técnico da Sanasa, Marco Antônio Santos.Os técnicos da empresa que distribui a água na cidade pedem que os consumidores façam economia, principalmente em banhos e ao lavar carros.
Racionamento
A estiagem na região de Campinas já causa mudanças no abastecimento de parte dos municípios. Valinhos (SP) começou a racionar a água aos moradores, para que os bairros em pontos mais altos também tenham água nas torneiras.“É uma medida emergencial, a gente na verdade está esperando que a chuva chegue, como normalmente é para ter nesse período do ano que chove bastante, os reservatórios vão se recuperando”, disse o presidente do Departamento de Águas e Esgotos de Valinhos (Daev), Luiz Mayr Neto.
Previsão do tempo
De acordo com o Cepagri da Unicamp, nesta terça-feira (4) o dia será ensolarado e não há previsão de chuvas generalizadas. No período da tarde podem ocorrer pancadas de chuva, mas isoladas e rápidas. A temperatura máxima pode chegar aos 35ºC.
Valinhos inicia racionamento de água após queda no volume dos reservatórios (Foto: Reprodução / EPTV
Nenhum comentário:
Postar um comentário