Caso aconteceu na adutora do Médio Oeste, em Triunfo Potiguar.
Tubulação de 130 metros levava água para propriedade na RN-233.
saiba mais
A irregularidade foi detectada pela Regional Assu da Caern. A ação que detectou o crime contou com o apoio do Ministério Público da cidade de Campo Grande. Estima-se que a retirada irregular tenha desviado 500 mil litros de água da adutora.- RN volta a ter 13 municípios em colapso no abastecimento de água
- Estiagem obriga companhia a fazer rodízio para abastecer cidades do RN
- Maior barragem do RN tem menor volume d'água dos últimos 20 anos
- Seca obriga moradores do RN a gastar Bolsa Família em água potável
- Famílias do sertão do RN enfrentam filas de até 8 horas para pegar água
- Marceneiro lucra até R$ 800 ao mês vendendo água no RN
- Obra de adutora atrasa e prejudica cidade com falta d'água no RN
- Sem abastecimento, cidade do RN tem 'vale água' para amenizar colapso
Ainda de acordo com a Caern, o dono da propriedade, cujo nome não foi revelado, será multado e responderá criminalmente. Durante a fiscalização, a equipe da companhia também contou com o apoio da Polícia Civil de Campo Grande, que garantiu a integridade física dos funcionários que realizaram a fiscalização.
Irregularidade
Segundo a Caern, a água da adutora é um produto destinado ao abastecimento público e não individual. Além disto, a água é tratada e tem como objetivo o abastecimento humano e jamais a irrigação. "Retirar água da adutora a qualquer momento é irregularidade. No período de seca, a ação é ainda mais grave, por não considerar a necessidade de pessoas que ficam ainda mais dependentes do produto transportado pela adutora", disse a Caern.
A adutora Médio Oeste foi fiscalizada no trecho entre Triunfo Potiguar e Paraú. Não foram encontradas outras irregularidades. Em novembro do ano passado, a Caern fez fiscalização neste trecho e encontrou outras três retiradas irregulares de água, mas não foi constatada reincidência desta vez.
A adutora do Médio Oeste vários municípios da região, dentre eles as cidades de Messias Targino, Janduís, Campo Grande, Paraú e Triunfo Potiguar, que estão em racionamento de água. A medida visa evitar o colapso da área de captação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário