O dado que talvez possa expressar melhor o estado de ânimo dos brasileiros é a tabela publicada neste post, com a avaliação dos governos de 26 Estados e do Distrito Federal. Há também a taxa de aprovação pessoal de cada governador.
Os percentuais abaixo de 50% estão marcados em vermelho. Os de 50% para cima estão em azul. Como se observa, só 3 Estados têm suas administrações avaliadas positivamente por mais de 50% dos eleitores (Amazonas, Pernambuco e Acre).
O Ibope e o Datafolha já tinham detectado um sentimento difuso a favor de mudanças no país em estudos recentes. A avaliação sofrível da imensa maioria dos governos nos Estados e no Distrito Federal corrobora esse dado. Esse cenário terá algum efeito nas eleições de 2014 –e certamente não será algo positivo para os grupos quem hoje estão no poder, sejam governadores buscando reeleição ou indicando sucessores.
Só para registrar, o Ibope pesquisou também a aprovação do governo Dilma Rousseff, que está em 43% –também abaixo de 50% e muito distante das taxas acima de 60% que a presidente tinha para sua administração no primeiro semestre deste ano de 2013.
Eis as avaliações dos governadores (clique na imagem para ampliar):
Obs.: a tabela está ordenada pela popularidade do governo. Depois, pela popularidade pessoal do governador. Se há empate nesses dois critérios, a ordem é alfabética a partir do nome do Estado.
UOL
Nenhum comentário:
Postar um comentário