Eu não sei o que o governo do RN que fazer com o povo da cidade de Antônio Martins e outras cidades do interior do RN .
Inúmeras prefeitura já decretaram estado de emergências a mais de ano e os problemas continuam os mesmos se garavando cada vez com o tempo que passa por causa do inverno inregular e poucas chuvas onde muitos municipios não choveu quase nada e falta água potavél .
Aqui em antônio Martins aconteceu o que em muitos municipios do RN não aconteceu Deus foi muito bom choveu mais de 300mm e poderá chover mais segundo sua vontade , mais teve municipios que a situação já é considerada gravissima porque choveu muito pouco .
É nercessario que algo possa ser feito imediatamente de estrema urgencia para comclusão da adutora se não teremos que voltar no tempo das ancoretas por falta de condiçoes para compra água e uma lata d'Água vai valer muito mais que a moeda do dola .
Minha memória
remota está repleta de algunhas passagens do passado vivido nesta querida e
quente cidade de Antônio Martins, no vira e mexe me remetem
àqueles tempos em que o povo não trinha uma outra opção de tranportar e compara água por mais que não fosse tão cara como hoje da cassimba ou do açude .
Havia também o
transporte por ancoretas (espécie de barril de madeira ou de borracha), colocado em lombo
de jumentos equipados com cangalhas apropriadas.
Nesse caso o produto era
encarecido em alguns casos pois, o consumidor tinha que pagar o transporte ao dono
do conjunto. Por isso algumas famílias de condições melhores trataram de adquirir seu
próprio conjunto (O jumento a cangalha e, no mínimo, duas ancoretas). Via de
regra mantinham um moleque auxiliando para tocar o jumento e fazer outras
tarefas domésticas .
Mas isso, que
era um tormento para os donos e donas de casa que tinha que já amanhecer cedo na madrugada na beira do açude mesmo que para alguns isso era prazeroso na força do jumento que era peça fundamental e mais valorizado não como hoje mais poderá voltar há ser , já que o meio de transporte atual é a moto muitos íamos aos poços participar em agunhas veszes do bate boca de quem chegou primeiro para ter direito a água potavél.
Hoje, não
confiando mais nas ações de governo e de muitos politicos que promete até chuva querendo se colocar no lugar de Deus , muitos deles vivem da miseria de um povo sofrido chamados de nordestinos da qual eu faço parte com todo orgulho . onde muitos de mente curta já se tornaram escravos das falças promessas e decepções.
Ano que vem é ano de campanha penso que se o povo de Antônio Martins e outras ciadades ainda estiverem sobrevivido a seca poderão ver a comclusão da adutora auto oeste potiguar.
irm;zizi.
Nenhum comentário:
Postar um comentário