sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

G1 SAIT DA GLOBO ,ADVENTISTAS, budistas,catolicos ,e outros adptos de outras religiões preferem fugir do carnaval

Adriana JustiDo G1 PR
 
Enquanto muitas pessoas optam por passar o feriado de Carnaval envolvidas com o barulho dos trios elétricos e com o agito das escolas de samba, há também os que aproveitam para refletir sobre doutrinas religiosas nos retiros espirituais. É o caso dos budistas Nitiren Daishonin, por exemplo, que vão participar do encontro chamado de ‘nobre silêncio’. “Serão quatro dias sem falar nada. O objetivo é simplesmente praticar a meditação ch’an, que nos permite afrontar as tensões e problemas da vida de maneira calma e equilibrada”, afirma o estudante de budismo Lucas Daltin.

Budistas meditam ao ar livre  (Foto: Divulgação/ Templo Zu Lai)Budistas meditam ao ar livre (Foto: Divulgação/ Templo Zulai)
 
Daltin conta que as sessões de meditação serão realizadas ao ar livre e intercaladas a cada 50 minutos, mas que mesmo durante os intervalos será proibida a comunicação entre os participantes. Serão servidas três refeições, totalmente vegetarianas. Homens e mulheres ficam em ambientes separados. Todos os objetos pessoais dos participantes serão recolhidos e guardados a fim de que não atrapalhem a concentração. Segundo Lucas, quem não respeitar as regras poderá ser expulso da programação. O retiro vai receber participantes de todo o Brasil no templo localizado em Cotia, na Região Metropolitana de São Paulo.

Já participei de retiros e percebi que só quando a gente fica sem se comunicar, se dá conta de quantas bobagens falamos o dia inteiro”
Guilherme Santana, arquiteto
 
“Eu já participei de retiros parecidos e percebi que só quando a gente fica assim, sem se comunicar, se dá conta de quantas bobagens falamos o dia inteiro”, conta o arquiteto curitibano Guilherme Santana. Ele contou também que no início ficou com medo porque em um dos retiros que participou, além de não se comunicar, ele também deveria ficar sem comer e beber. “Foi um desafio, fiquei com medo de passar mal e de não aguentar. Mas achei transformador e sem dúvida faria muitos outros”, acrescentou o arquiteto.

Outras religiões também fazem questão de refletir sobre as doutrinas nos retiros, mas não deixam de lado a parte de entretenimento, como bailes de carnaval com músicas cristãs, por exemplo.
Festa cristã reúne até cinco mil pessoas no Carnaval (Foto: Divulgação)
Festa cristã reúne até cinco mil pessoas no
Carnaval (Foto: Divulgação/Gabaon)
Em Curitiba, pelo menos cinco mil católicos vão participar do Gabaon, segundo os organizadores. A 23ª edição do encontro começa no domingo (19) e encerra na terça-feira (21). A festa cristã é um misto de reflexão e de entretenimento. A programação conta com palestras, orações, apresentação de grupos de dança e teatro, celebrações eucarísticas e baile de carnaval cristão, onde é proibido o consumo de bebida alcoólica. As crianças terão atividades específicas no mesmo local. O retiro será no Santuário Nossa Senhora do Equilíbrio, no bairro Orleans.

A Igreja Adventista do Sétimo Dia também promete muita diversão em meio à programação espiritual. “Nós realizamos vários retiros nesta época do ano, o maior deles deve reunir cerca de 500 pessoas. Na nossa doutrina religiosa, os jovens são orientados a ficar de fora das festas normais de Carnaval", explica a organizadora Francis Matos.
Acampamento adventista (Foto: Divulgação)J
ovens da Igreja Adventista fazem acampamento
(Foto: Divulgação/Igreja Adventista)
Nestes encontros, os jovens normalmente fazem acampamentos, participam de momentos de reflexão religiosa e têm outras atividades de integração. "Todos são orientados a não ingerir bebidas alcoólicas e a praticar o sexo somente após o casamento”, comenta Matos.

Na capital paranaense, neste Carnaval, 8,5 mil jovens vão participar de cerca de 30 retiros organizados pela Igreja Adventista. Todos os encontros começam no início da noite desta sexta-feira (17) e seguem até o meio-dia da quarta-feira (22).

Os evangélicos também promovem vários retiros durante o feriado de Carnaval. “Nosso intuito é mostrar que existe a possibilidade de se divertir e ao mesmo tempo refletir sobre a presença de Deus”, afirma Maikon dos Santos Oliveira, um dos participantes.

Seicho-No-Ie (Foto: Divulgação)
Adeptos do Seicho-No-Ie terão atvidades de
carpinagem durante o retiro
(Foto: Divulgação/Seicho-No-Ie)
Um deles, onde Maikon vai participar, será realizado em uma chácara, com opções de barracas para acampar. A programação terá gincanas, bailes de carnaval com músicas cristãs e palestras de reflexão. O consumo de bebidas alcoólicas também é proibido. O acampamento será realizado em Tijucas do Sul, na Região Metropolitana de Curitiba, entre sábado (18) e segunda-feira (20).
O retiro dos adeptos do Seicho-No-Ie terá palestras, cerimônias e oferendas de trabalho em meio à natureza. Uma das atividades será a de capinagem. Pelo menos 300 pessoas devem participar, segundo o organizador Jacione Biora. O encontro começa no sábado (18) e segue até terça-feira (21) na Academia Seicho-No-Ie, no bairro Caximba.

Nenhum comentário:

Tentativa de homicídio ao candidato Donald trump nos Estados Unidos

A notícia que corre o mundo nessa noite  Candidato Donald trump acaba de ser baleado nos Estados Unidos por tentativa de homicídio