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domingo, 15 de janeiro de 2012

SAÚDE DO PAIS E PÉSSIMA

POPULAÇÃO ESTÁ CERTA AO AVALIAR SAÚDE COMO RUIM.

Alexandre Padilha falou com o G1 sobre pesquisa do Ibope.
Para 61% dos brasileiros, atendimento público é ‘ruim’ ou ‘péssimo’.

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, afirmou nesta quinta-feira (12) que a população brasileira está “correta” ao avaliar o atendimento do sistema público de saúde como “ruim” ou “péssimo”. Padilha conversou com o G1 sobre a pesquisa Ibope feita para a Confederação Nacional da Indústria (CNI) que mostrou que 61% dos brasileiros estão insatisfeitos com a qualidade do serviço de saúde.
“O diagnóstico global feito pelos brasileiros está correto”, disse Padilha. “Ele aponta os principais desafios da saúde no Brasil: a demora no acesso ao atendimento, o desperdício e a qualidade do atendimento.”
Demora

A demora foi considerada o maior problema do sistema público para 55% dos entrevistados. “A população aponta que precisamos organizar melhor nossos serviços”, afirmou o ministro. Para ele, a criação das UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) 24 horas é um passo nessa direção.
“Uma das questões que a população aponta, e com razão, é que às vezes todo o atendimento está concentrado nos Prontos-Socorros, misturando os casos menos graves com os mais graves. A UPA 24 horas é importante, porque você separa”, disse.

Segundo dados do ministério, onde já há uma rede de UPAs estruturada, “de cada 100 pessoas que procuravam a UPA 24 horas, apenas três precisavam ser encaminhadas para um Pronto-Socorro”.
O ministro disse também que a criação dos centros de Telessaúde visa resolver a demora no acesso a exames e especialistas. Neles, unidades básicas de saúde em bairros de periferia e cidades pequenas recebem uma rede de acesso à internet para que médicos possam enviar e receber exames e também tirar dúvidas com especialistas.

Fonte: Marília Juste/G1

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