Polarização da campanha eleitoral dificulta o surgimento de um terceiro nome
Bruno Filho (no centro com a esposa Verônica e a filha Luana) ladeado pelos dirigentes partidários e lideranças que apóiam sua pré-candidatura (Foto: Jailton Rodrigues)
A campanha eleitoral deste ano, em Areia Branca, não fugirá à regra e terá apenas dois candidatos à sucessão do prefeito Manoel Cunha Neto, “Souza” (PP). Pelo menos esse é o quadro desenhado na atualidade, depois que o vice-prefeito José Bruno Filho (PMDB) colocou seu nome na disputa contra a enfermeira Iraneide Xavier Rebouças (DEM) que já trabalha sua pré-candidatura com bastante antecedência.
A polarização da campanha entre Bruno Filho e Iraneide praticamente inviabiliza uma terceira via, ou seja, uma candidatura independente com fôlego para correr por fora da raia. O município viveu experiência tal nas eleições de 2008, com um terceiro nome na disputa e o resultado foi um fiasco.
No contexto da política local surge um cenário que poderá repetir embates eleitorais passados, nos moldes tradicionais dos outroras “bacurau” e “bicudo”. Isso porque a situação está coesa com a pré-candidatura Bruno Filho, ao passo que a oposição está fechada com Iraneide.
Iraneide (blusa vermelha) conta com aval da oposição para levar à frente seu projeto político
Dificilmente, considerando o cenário atual, haverá espaço para uma terceira candidatura majoritária. Só uma mudança nos “cabeças” de chapa atuais, evidenciará um fato novo. O que parece improvável. Pelo menos, nos próximos cinco meses.
Nenhum comentário:
Postar um comentário