segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

SAÚDE FISICA E ÉSPIRITUAL .

               Atletas espirituais

                                           

Na primeira carta de Paulo a Timóteo, o apóstolo Paulo escreve que “o exercício físico para pouco é proveitoso, mas a piedade para tudo é proveitosa…” (I Tim 4:8). O que será que Paulo queria dizer com isso? Será que o exercício físico não é importante para o cristão?

Estudos científicos mostram que o exercício é uma exigência absoluta para a preservação da saúde e das faculdades mentais. Enquanto as máquinas mecânicas, como um carro, se desgastam com o uso, a máquina humana é exatamente o oposto: quanto mais você usá-la mais ela funciona.

Um programa regular de exercícios aeróbicos terá efeitos positivos em todos os sistemas do corpo. Além do evidente ganho muscular, um dos mais importantes é o seu efeito sobre o coração, pulmões e vasos sanguíneos.

Como o músculo cardíaco se torna mais forte e mais eficiente, ele bombeia mais sangue a cada batimento cardíaco, melhorando a circulação. O exercício aumenta o volume de sangue e a quantidade de glóbulos vermelhos, melhorando o fornecimento de oxigênio para os órgãos, principalmente para o cérebro.

É no cérebro que os efeitos da atividade física se tornam mais visíveis. Se você começar um programa regular de exercícios físicos, você irá experimentar um aumento da concentração, disposição, energia e entusiasmo. Além disso, é notável a diminuição do estresse, das tensões e da fadiga mental. Você terá mais vitalidade e vigor pessoal; o sono será mais profundo e a memória mais afiada.

Exercício físico e espiritualidade – Esta melhora da condição cerebral proporciona terreno fértil para o crescimento espiritual. Na verdade, é exatamente isso que Paulo menciona em sua carta. Paulo não estava menosprezando os benefícios do exercício físico, pois o corpo humano é o “templo do Espírito Santo” (1 Cor 6:19-20) e todo cristão deve se manter no melhor estado possível de saúde, oferecendo-se como um sacrifício vivo, santo e agradável a Deus. Manter-se saudável requer razoável quantidade de exercício físico.

O que Paulo queria dizer é que o exercício físico não deve ser um fim em si mesmo, em detrimento da piedade do caráter, mas um meio de manter o corpo em um estado físico ideal que permita o progresso espiritual.

Como começar  – Se você deseja prosperar física e espiritualmente, comece hoje mesmo. Inicie aos poucos e aumente gradualmente a duração e a intensidade conforme sua resistência melhora. Alguns estudos têm mostrado que 20 a 30 minutos de exercício vigoroso cinco vezes por semana é suficiente para produzir os efeitos benéficos aqui descritos.

Exercício ao ar livre é sempre mais saudável do que o exercício indoor. Andar a pé é provavelmente o exercício mais universal, podendo ser praticado pela maioria. Três a cinco quilômetros de caminhada, cinco dias por semana pode mudar a sua vida. Se você está em boas condições, jogging, natação e musculação também são boas escolhas. Mas cuidado: evite os esportes competitivos, que muitas vezes causam lesões e estimulam um espírito de rivalidade.

Luiz Fernando Sella é médico

Nenhum comentário:

Tentativa de homicídio ao candidato Donald trump nos Estados Unidos

A notícia que corre o mundo nessa noite  Candidato Donald trump acaba de ser baleado nos Estados Unidos por tentativa de homicídio