sexta-feira, 9 de setembro de 2011

politica /

Fernando Lucena reafirma acusação de mensalão na Câmara de Natal

Vereador petista diz que convênio com a prefeitura para cessão de funcionários bancaria esquema; Ney Jr., integrante da mesa diretora, nega com veemência.

Foto: Elpídio Júnior

"Eu sei é que tem um convênio na Câmara, com a Prefeitura de Natal".
Saiba mais
Dois dias após ter utilizado a tribuna da Câmara Municipal de Natal para denunciar a existência de um suposto esquema de mensalão na Casa e em outros legislativos do país, o vereador Fernando Lucena (PT) voltou à carga e disse, em entrevista ao portal Nominuto.com, que o esquema na Câmara seria pago através de um convênio com a Prefeitura do Natal. Lucena, contudo, não especificou que convênio seria esse, sugerindo que a mídia é que deve investigar e identificar.

“Eu sei é que tem um convênio na Câmara, com a Prefeitura de Natal. Através dele acontece o mensalão. Isso vem desde a época de Rogério [Marinho]”, disse Lucena, que, indagado sobre que tipo de convênio se trata, acrescentou: “A Câmara coloca servidores dela na Prefeitura, que paga os funcionários, e a verba que bancaria esses funcionários fica para a Câmara”, disse.

Além dessa acusação, Fernando Lucena insinuou que parte da bancada do PSB é conivente com os esquemas dentro da Casa, e nominou o colega Júlio Protásio. “Há uma recomendação da direção estadual de fazer oposição a Micarla. E por que os vereadores estão na base da prefeita? O próprio Júlio, que é líder do PSB, faz parte da CEI pela base governista”.

Lucena ainda cobrou explicações de Protásio: “Ele é que tem que se explicar. Eu estou dizendo que tem [esquema], porque não há motivo nenhum para o PSB apoiar o PHS, que foi da nossa chapa. E apoiam a prefeita. Por quê?”.

Procurado pela reportagem do Nominuto.com, reiteiradas vezes ao longo do dia hoje, para comentar as declarações de Fernando Lucena, Júlio Protásio não atendeu nem retornou as ligações. O Nominuto.com não conseguiu localizar Edivan Martins. Sua assessoria foi contatada, mas não deu retorno.

Coube ao primeiro vice-presidente da mesa diretora, Ney Lopes Jr. (DEM), repudiar a denúncia.  Ele confirmou a existência de convênios entre a Câmara Municipal e a Prefeitura do Natal, mas negou que tais instrumentos de cooperação sejam usados como patrocínio de um mensalão, como acusa seu colega petista sem dar maiorees detalhes.

“Eu nunca tive acesso a esse convênio sobre o qual Lucena até falou com muita propriedade. Isso é um processo administrativo e não tem nada a ver com mensalão”, disse o democrata.

Para Ney Jr., é legítimo que um parlamentar da base aliada tenha indicações na administração que defende: “É absolutamente comum, no mundo todo, parlamentar que faz parte de base do governo poder indicar seus correligionários na administração. Isso é fato legítimo e faz parte da democracia”.

Nenhum comentário:

Nota de falecimento e convite sepultamento do jovem Francisco Gerliandro Antônio Martins RN Sítio Melancia

Faleceu ontem no sitio Melancias Município de Antônio Martins, o jovem Francisco Gerliandro de Queiroz Oliveira o mesmo contava com a idade ...