sexta-feira, 9 de setembro de 2011

oração / nunca deixe de ora ao DEUS verdadeiro.

Dentre as muitas histórias de lutas e vitórias do antigo testamento, a que me lembro nos momentos difíceis em minha vida e tenho como exemplo é a que está II Cronicas 20.
Os mensageiros vêm com uma mensagem nada agradável ao rei Josefa. Logo no verso 3 e 4 o Rei, diante dessa noticia, tem uma atitude - orar e jejuar.
Mas, antes de continuar a história, eu pergunto: quem foi o Rei Jeosafá? Veja. I Reis 22:43 fala um pouco sobre ele:
“E andou em todos os caminhos de seu pai Asa; não se desviou deles, mas fez o que era reto aos olhos do Senhor.”
Também, II cronicas 17 :3 e 4: “E o Senhor era com Jeosafá, porque andou conforme os primeiros caminhos de Davi, seu pai, e não buscou aos baalins; antes buscou ao Deus de seu pai, e andou nos seus mandamentos, e não segundo as obras de Israel.”
Nesses versos que lemos conhecemos um pouco sobre quem foi esse rei: Fazia o que era reto ao Senhor, não buscou adorar outros deuses, andou nos mandamentos do Senhor Deus de seu pai, teve a coragem de fazer uma reforma no povo de Israel, se tornou muitíssimo abençoado por Deus.
Quando queremos alcançar uma bênção ou tememos por algum perigo, precisamos tomar as seguintes atitudes: OBEDECER ao Deus que é verdadeiro e fazer Reformas em nossa vida; tirar tudo que nos impeça de agradar a DEUS e de ter a sua presença em nossa vida.
Voltando para a historia em questão, a notícia era que vinha um enorme exército dos reis que declararam guerra a Josafa e ao povo de Judá. O Rei chamou todo o povo e proclamou um Jejum em todo Judá e todos se ajuntaram para buscar ao Senhor de que forma? Em ORAÇÃO.
Diante de algo que nos entristece, de uma perda ou um grande problema, qual tem sido a sua primeira atitude? O que acabamos de ler nos ensina que devemos correr à igreja, orar, pedir oração, juntar o povo de Deus em oração e jejum. Mas muitas vezes o que queremos é chorar em nossos quartos, não ir à igreja e, muito menos, pedir oração a alguém. Nos fechamos em nossos problemas.
Josafá se põe na presença do povo na igreja, levanta-se e ora a Deus.
Quero destacar 3 tópicos importantes da oração que Ele fez, que são primordiais quando temos algo a levar a Deus:
Versos 6 - “Senhor, Deus de nossos pais, não és tu Deus no céu? E não és tu que governas sobre todos os reinos das nações? E na tua mão há poder e força, de modo que não há quem te possa resistir.”
Ele começa a oração exaltando o nome de Deus é reconhecendo a sua grandeza. Queridos, acheguemos ao Senhor engrandecendo o seu nome. Fale ao Senhor que você reconhece quem Ele é - Soberano Deus forte e poderoso e que não há outro deus além dEle.
Verso 9 – “Se algum mal nos sobrevier, espada, juízo, peste, ou fome, nós nos apresentaremos diante desta casa e diante de ti, pois teu nome está nesta casa, e clamaremos a ti em nossa aflição, e tu nos ouvirás e livrarás.”
Aonde o rei disse que virá ter com o Senhor? Em Sua casa. E ele deixa claro que confia que, neste lugar (igreja), quando clamamos a Deus Ele ouve! Demonstração de Fé e dependência de DEUS.
Terceiro e ultimo – verso 12 - “nosso Deus, não os julgarás? Porque nós não temos força para resistirmos a esta grande multidão que vem contra nós, nem sabemos o que havemos de fazer; porém os nossos olhos estão postos em ti.”
O rei termina dizendo: vamos esperar em Ti Senhor… esperar…
O Senhor tem prazer em nos ouvir, mas Ele responde a seu tempo. Então, quando oramos, podemos recapitular os 3 tópicos importantes que aprendemos nesta oração:
1 – Ir a Deus reconhecendo sua grandeza e soberania;
2 – Orar em sua casa, apresentar ao Senhor nossa súplica com humilhação e Fé;
3 – Esperar em Deus, por sua resposta;
Tem orações que são respondidas logo, tem outras que não… saibamos que o tempo não importa, vamos sempre ter a certeza que o Senhor nos ouvirá.

Nenhum comentário:

Nota de falecimento e convite sepultamento do jovem Francisco Gerliandro Antônio Martins RN Sítio Melancia

Faleceu ontem no sitio Melancias Município de Antônio Martins, o jovem Francisco Gerliandro de Queiroz Oliveira o mesmo contava com a idade ...