terça-feira, 13 de setembro de 2011

cultura

Carnauba dos Dantas-RN-11h51min.

Será realizado no próximo dia 24 de setembro em Carnaúba dos Dantas, o lançamento do livro de Maria das Graças Cavalcanti Pereira intitulado “Dadi e o Teatro de Bonecos: memória, brinquedo e brincadeira” que conduz o leitor para dentro do universo do Teatro de Bonecos, conhecido no RN como João Redondo, tendo como fio condutor a história de vida e arte da calungueira, fazedora de bonecos, Maria Ieda da Silva Medeiros, 72 anos, conhecida por Dadi, residente em Carnaúba dos Dantas.
Dona Dadi não se restringe apenas a “botar” os bonecos para brincar, a encenar histórias pelos diversos personagens. Constrói os bonecos, veste, dá vida, movimento. A autora vai construindo sua narrativa em forma de diálogos entre os diversos personagens idealizados por Dadi, puxando outros fios, na condução de três Cenários distintos, para tratar de sua memória, brinquedo e da brincadeira do João Redondo. Assim como, de seus valores estéticos peculiares, proporcionando ao trabalho uma atualidade relevante, quando dialoga com os vários elementos que compõem esse mundo mágico, visando contribuir para a ampliação dos estudos dessa forma de teatro no RN, resguardando sua história para futuras gerações.
Este resgate histórico torna-se necessário para compreendermos a forma e o espírito do Teatro de Bonecos, como também, possibilita uma ampla reflexão sobre a relevância da singularidade de Dadi.
O lançamento acontecerá dentro da programação da 1ª Feira de Artes e Ofícios do Projeto “Carnaúba dos Dantas…Sua Cultura Encanta”.

Nenhum comentário:

Nota de falecimento e convite sepultamento do jovem Francisco Gerliandro Antônio Martins RN Sítio Melancia

Faleceu ontem no sitio Melancias Município de Antônio Martins, o jovem Francisco Gerliandro de Queiroz Oliveira o mesmo contava com a idade ...