domingo, 11 de setembro de 2011

10 anos do 11 de setembro 2001

11 de Setembro – 10 anos depois:


Pouco depois, às 08H46 locais, Nova York observou um minuto de silêncio, para marcar o momento exato quando, há 10 anos, o primeiro dos dois aviões sequestrados atingiu uma das torres do World Trade Center, começando os ataques do 11 de Setembro.

Logo em seguida, perto do local, atualmente em plena reconstrução, foi iniciada a leitura, por familiares, do nome das 2.983 vítimas dos atentados, em Nova York, Washington e Shanksville, um a um.

"Deus é nosso refúgio e nossa força, uma ajuda muito presente nas dificuldades", havia dito, antes, o presidente Obama, durante uma breve introdução, citando um salmo.

Um novo momento de silêncio foi respeitado às 9H03 (10H03 GMT), hora do segundo ataque.
Uma imensa bandeira foi hasteada no local e outra ao longo da torre 1WTC em construção.
Laura Bush, a ex-primeira dama americana, chorou durante a leitura dos nomes dos mortos.

As famílias conheceram pela primeira vez o memorial do 11 de Setembro, um espaço paisagístico de três hectares construído no local das torres gêmeas do World Trade Center.

Imensas fontes com cascatas internas têm gravados os nomes das vítimas.
O presidente Barack Obama declarou que costuma pensar no 11 de setembro de 2001 como o dia em que todos os Estados Unidos se uniram para enfrentar um desastre.

"Para mim, como para a maioria de nós, a primeira reação foi e continua sendo a angústia pelas famílias em luto", afirmou Obama ao canal NBC durante uma entrevista em que recordou sua reação no momento em que tomou conhecimento dos ataques.

"A outra coisa de que todos lembramos é como os Estados Unidos se uniram", disse ainda, em outra entrevista gravada no sábado e exibida neste domingo, horas antes da cerimônia realizada no marco zero.

"Assim, 10 anos depois, eu diria que os Estados Unidos atravessaram isso de uma maneira consistente com o nosso caráter", afirmou Obama.

"Cometemos erros. Algumas coisas não obtiveram sucesso como se esperava, mas em geral nos apoderamos da batalha contra a Al-Qaeda", acrescentou.

"Preservamos nossos valores, conservamos nosso caráter", disse na entrevista na Casa Branca.

Nenhum comentário:

Nota de falecimento e convite sepultamento do jovem Francisco Gerliandro Antônio Martins RN Sítio Melancia

Faleceu ontem no sitio Melancias Município de Antônio Martins, o jovem Francisco Gerliandro de Queiroz Oliveira o mesmo contava com a idade ...